sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Fevereiro Mês da Poesia no nosso blogue

O que é a poesia? O que são poemas?

A poesia é uma das sete artes tradicionais, através da qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos. O sentido da mensagem poética também pode ser importante (principalmente se o poema for em louvor de algo ou alguém, ou o contrário: também existe poesia satírica), ainda que seja a forma estética a definir um texto como poético.

O poema é a liberdade
Um poema não se programa
porém a disciplina
- sílaba por sílaba -
o acompanha

sílaba por sílaba
o poema emerge
- como se os deuses o dessem
o fazemos.
Sophia de Mello Breyner Andresen

De instantes se forma o que se chama poesia. Da poesia à realidade vai a esperança que separa a folha da flor. A árvore existe. A vida não muda. Poesia, se não se faz: surge. Ninguém sabe o que é.
Segredo dentro de nós, e fora de nós. Está no corpo, e está no céu. Está na alma, e está na terra.
Alvaro Moreyra


Penetra surdamente no reino das palavras.Lá estão os poemas que esperam ser escritos. Estão paralisados, mas não há desespero,há calma e frescura na superfície intacta.Ei-los sós e mudos, em estado de dicionário.Convive com teus poemas, antes de escrevê-los.Tem paciência, se obscuros. Calma, se te provocam.Espera que cada um se realize e consumacom seu poder de palavrae seu poder de silêncio.
Carlos Drummond de Andrade


O poema não tem estrofes, tem corpo, o poema não tem versos,tem sangue, o poema não se escreve com letras, escreve-se com grãos de areia e beijos, pétalas e momentos, gritos e incertezas
José Luís Peixoto

Ser poeta é ser mais alto, é ser maiordo que os homens! Morder como quem beija!É ser mendigo e dar como quem sejaRei do Reino de Aquém e de Além Dor!
Florbela Espanca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!