A leitura é para o espírito o que a ginástica é para o corpo. Steele
quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
O Tesouro dos Maruxinhos
O nosso colega Raúl Manuel Inácio do 6ºC, tal como outros colegas, apresentou desta forma o seu livro lido no âmbito do contrato de leitura.(tinha música a acompanhar, só que eu não sei colocar, sorry!!!!)
Este é um espaço criado para todos aqueles que gostam de ler, para os que não gostam e querem aprender a gostar ou até para aqueles que não gostam e não fazem intenções de gostar.
Aqui podem ser partilhadas opiniões, ideias, sugestões de leitura, biografias de autores, excertos de obras, textos próprios ou de outrem...Enfim, tudo aquilo que a imaginação de cada um ditar.
Presentemente, estamos a assistir a um desinvestimento por parte da maioria da população relativamente à leitura, que se vem arrastando há “longos” anos devido, essencialmente, ao aparecimento de novas tecnologias e outros focos de interesse. Não queremos com isto dizer que a sua fomentação deve ser relegada para segundo plano em detrimento da leitura, pensamos é que podem coexistir sem prejuízo para nenhuma. De acordo com o Programa de Língua Portuguesa, a Escola deverá proporcionar “ (…) ocasiões e ambientes favoráveis à leitura silenciosa e individual (…)” e promover “ (…) a leitura de obras variadas em que os alunos encontrem respostas para as suas inquietações e expectativas.”. Deste modo, com a criação do “Clube de Leitura”, pretendemos proporcionar aos alunos um espaço no qual aprofundem a sua relação afectiva com a leitura, mantendo contacto com os livros, enquanto objectos, acedendo a uma grande variedade de obras, e vivendo situações que propiciem o prazer imediato da leitura e a afirmação da sua subjectividade. Tudo isto contribui naturalmente para o alargamento da competência da leitura.
2. Objectivos
Pretende-se manter um espaço que permita ao aluno:
- criar hábitos de leitura; - desenvolver o gosto pela leitura; - desenvolver a competência de leitura; - ser um leitor fluente e crítico; - ler com autonomia, velocidade e perseverança; - contactar com literatura nacional e universal; - expor e justificar opiniões; - desenvolver o discurso argumentativo; - comunicar oralmente, tendo em conta a oportunidade e a situação; - exprimir-se com progressiva autonomia e clareza;
3. Descrição das actividades a desenvolver:
Aos alunos deverão ser proporcionadas actividades motivadoras e diversificadas que poderão ser desenvolvidas individualmente e/ou em grupo. Apresentam-se, em seguida, exemplos de algumas actividades a implementar durante o presente ano lectivo: - Contribuir para a construção e actualização deste blogue; - ouvir ler e ler narrativas que correspondam aos seus interesses; - fazer a leitura individual, por escolha própria, de obras integrais; - ler expressivamente parte da obra escolhida; - exprimir reacções a obras; - apreciar, em livros, aspectos materiais e paratextuais (capa, ilustração, mancha gráfica; formato); - promover a leitura de um livro; - manifestar preferência por personagens, momentos de acção e espaços; - seleccionar palavras ou frases de um texto, de acordo com preferências individuais; - trocar impressões sobre leituras feitas; - imaginar possibilidades narrativas sugeridas pelo título de uma obra que não foi lida; - prever acontecimentos ou antecipar o desenlace em narrativas; - recontar/ resumir a obra lida com eventual recurso a elementos visuais (imagens, objectos, mímica, gesto…); - interpretar ilustrações de obras; - ilustrar uma obra; - pesquisar na Internet: bibliografias e biografias; - preencher uma caderneta do clube com as leituras efectuadas;
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