terça-feira, 16 de dezembro de 2008

A Árvore

A aluna Cristiana Costa, nº 9, do 6ºB, no âmbito do contrato de leitura, leu a obra "A Árvore" de Sophia de Mello Breyner Andresen.




Indicações bibliográficas da obra



Título- “A Árvore”
Autora- Sophia de Mello Breyner Andresen
Ilustradora- Teresa Olazabal Cabral
Editora- Figueirinhas



O livro “A Árvore” tem dois contos: “A Árvore” e “O espelho ou retrato-vivo”. Depois de ler a obra resolvi apresentar o resumo do último.


O espelho ou o retrato-vivo


Em tempos muito antigos viviam numa aldeia do Japão um casal que vivia feliz. Tinham uma filha pequenina e muito bonita que era o retrato vivo da sua mãe.
Moravam os três numa casa muito limpa e bonita. E aquele homem e aquela mulher queriam viver no sossego daquela casa com a filha.
Mas um dia o pai, que era negociante de chá, teve de ir a Kioto, capital do Japão, tratar de uns negócios. A mulher tinha muito medo que o marido fosse assaltado, ou adoecesse, sozinho numa terra desconhecida, ou até que se perdesse no caminho, pois kioto era muito longe. As viagens eram difíceis, demoradas e perigosas.
Entre quatro meses esse homem esteve ausente.
A mulher contava as semanas e os dias um a um. Até que um certo dia no fim da tarde, um vizinho bateu à porta.
E disse que lá num monte alto tinha visto o homem, o qual tinha estado a trabalhar nos 4 meses passados. Foi tanta alegria quando o homem apareceu à porta, até bateram palmas.
O homem trouxe bastantes presentes para a mulher e para a filha. Depois a menina foi-se deitar, e o homem ainda deu um outro presente à mulher, a mulher ficou curiosa.
O homem trouxe um espelho para a mulher, uma coisa nada conhecida naquela zona, a mulher, espantada, ficou muda, olhando para o espelho.
A mulher não entendeu aquilo como um espelho, mas sim como um retrato vivo, a mulher ficou maravilhada e nos dias seguintes não pensou noutra coisa se não no espelho. Depois guardou o espelho e nunca mais se viu nele.
À medida que a filha ia crescendo ia-se tornando cada vez mais parecida com a mãe. Mas, quando ela já tinha 15 anos, a mãe adoeceu e ninguém a conseguia curar.
A mãe já estava a pensar que ia morrer e resolveu contar à filha do espelho, ela disse à filha que quando morresse, para abrir a caixa e vê-la. Mas disse também que era um segredo para não revelar.
A mãe morreu e a casa ficou silenciosa e vazia!
Depois a rapariga lembrou-se do que a mãe lhe tinha dito e foi buscar o espelho, o rosto de sua mãe surgiu à sua frente. Ela sorriu e o espelho sorriu também, mas não era o rosto de sua mãe nos últimos tempos, era a mãe jovem e linda na sua infância.
Uma noite o pai estava a passear na varanda e da janela conseguiu ver a filha a olhar para o espelho que ele tinha dado à sua mulher uns tempos antes de morrer.
O pai entrou no quarto da filha e a filha explicou-lhe tudo. Levaram ali a noite.

11 comentários:

  1. Adoro o conto "Espelho ou Retrato Vivo"...precisava saber se existe tradução do mesmo para Inglês...não encontro informação a respeito e na "busca" vim aqui ter. Será que me sabe/pode esclarecer?

    Obrigada.

    ResponderEliminar
  2. Olá Beatriz A.!
    Eu não tenho conhecimento de que exista a versão inglesa do conto.
    Obrigada pela tua visita.

    Rita B.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Rita B.
    Penso que as obras de Sophia estejam traduzidas...a questão é onde andam elas! bem, assim sendo, seguirei com a minha busca...

    Já agora, estando eu de passagem por um blog de um clube de leitura, não resisto a deixar duas sugestões, não de obras, mas de autores - isto para o caso de terem tempo e/ou curiosidade.

    Mia Couto(já há mt aclamado)e Khaled Hosseini, que apesar de ter apenas duas obras publicadas, ambas são deveras interessantes e, sobretudo, cativantes.

    Bom trabalho e, sobretudo, boas leituras!

    ResponderEliminar
  4. FOI BOM TERES ESCRITO ESTE TEXTO , MAS JÁ O ESTUDEI NA ESCOLA E , DIGO-TE : NÃO ESTÁ COMPLETO .
    DEVES REVER O TEXTO .
    COMPRIMENTOS !

    ResponderEliminar
  5. ja o acabei de ler, mas acho que o livro, como um comentador ja disse, nao esta concluido!!

    mas tirando isso gostei muito de o ler!

    xau!

    ResponderEliminar
  6. O texto está muito giro. Nao ligues ao
    Anónimo.

    ResponderEliminar
  7. adorei o conto eu até vou realizar um trabalho com ele
    eu adorei
    obrigada
    pela idei
    valeu!!!!!!

    ResponderEliminar
  8. eu tb acho q a historia ñ parece ter fim...
    por exemplo eu agora tou a fazer um trabalho pra escola sobre este livro e para puder fazer o resumo dessa historia ñ fica mto bem o fim q a historia tem!!!

    abraço

    ResponderEliminar
  9. Esta historia e muito fixe só que não descreve as personagens

    ResponderEliminar
  10. adoro a história é tão linda:)

    ResponderEliminar
  11. Obrigado, foi-me muito útil :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!