sexta-feira, 24 de outubro de 2008

A família dos Ls


Mais uma vez o nosso amiguinho Luís Caetano, do 6º B, foi o primeiro a participar no desafio proposto para esta semana. Muito obrigada Luís.

ficamos à espera das restantes participações. Todos os textos enviados serão publicados.



A Família dos Ls


- Luísa é o nome da minha tia. Leonardo é o nome do meu tio, irmão do meu pai que se chama Lopes. Tenho um avô Lourenço e uma avó Lurdes. A minha mãe chama-se Lina e os pais da minha mãe, Lucas e Lúcia.Mas há mais: há a minha prima Lucília, a tia Leonor, casada com o Doutor Luciano, as minhas primas Lena e Lídia a minha irmã Liliana, que ainda é muito pequenina para saber o nome.Quem assim fala dos seus parentes, todos da Leal família dos Ls grandes, é o L ainda pequeno- Chamo-me Luís - diz ele. - Era para ser Manuel, calculem!Mas o meu avô Lourenço, quando isto ouviu, segredou ao meu tio Luciano e o meu tio Luciano segredou à minha prima Lena e a minha prima Lena segredou ao meu tio Leonardo e o meu tio Leonardo deu um encontrão ao meu pai, que se preparava para escrever Manuel no livro do registo, e disse-lhe em voz alta: "Manuel é com M, homem! O rapaz tem de ter um nome começado por L.” " O meu pai ficou muito corado e então escreveu por cima: "Luís". E Luís fiquei.Sou de Lisboa, mas também podia ter nascido numa localidade qualquer ou em Luxemburgo, quem sabe... Ainda lá gostava de ir, um dia, de lambreta, claro.Hão-de estranhar que tenha nascido em Portugal, que não começa por L, mas não se esqueçam que está situado na Península Lusitana, pois então?Nunca me perco. E não julguem que sou louco. Antes pelo contrário, tenho muitas lembranças e algumas fixas.Por exemplo: gostava, quando for grande, de ser lenhador. Luís, O lenhador imbatível, legível, ladino! Isto num grande cartaz luxuoso. Claro que é tudo luzidio, faculdade de que não sou desprovido, podem crer.Devem talvez achar a minha conversa uma tontice da loucura, uma lenda, uma manifestação de lei. Acham que falo caro, que falo letrado? Talvez.Conheço como os meus dedos todas as palavras do dicionário começadas por L.De lápis espetado aprendi a ler todas elas. Perguntem-me o que é lapiseira. Eu sei. O que é leira. Eu sei. O que é leilão. Eu sei. Sou o sábio dos Ls. Tanto assim que, quando em pequeno me perguntavam o alfabeto, eu recitava assim: L, A,B,C,D,E,... Porque é que o A há-de ser o primeiro?Lebre e leão começam por L, tal como eu.E, por favor, não me chamem leitor!

Luís Caetano- 6º B

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!