sábado, 3 de novembro de 2007

Faísca Conta a Sua História

Sou um cão já velho e chamo-me Faísca. Este nome deu-mo o Manuel, pois queria por força que eu corresse muito depressa. Mas este nome só ligava bem com o meu feitio enquanto eu era novo. Nesse tempo apetecia-me, realmente, correr e saltar, tão depressa que ninguém me apanhava. Mais tarde já preferia andar devagarinho em vez de correr, e agora gosto mais é de estar refastelado, no Verão, a uma sombra fresca e, no Inverno, ao pé do lume. Acho, por isso, que o nome não foi bem escolhido: um nome não deve servir só enquanto se é novo e tornar-se ridículo quando se envelheceu. Ainda ontem ouvi uma menina rir-se às gargalhadas quando a Luísa a informou de que eu me chamava Faísca.
-Este cão tão molengão chama-se Faísca?- perguntou toda trocista.
Mas, afinal, vocês não sabem quem são o Manuel e a Luísa. Vou contar-vos tudo desde o princípio.
Nasci numa aldeiazinha do Minho. (...)


Ilse Losa, Faísca Conta a Sua História, Ed. ASA

10 comentários:

  1. Boa noite.Hoje ao assinar na escola uma ficha do terceiro ano do primeiro ciclo da minha filha de oito anos, deparei com um trecho de um conto de Ilse Losa que me tocou pela sua história cheia de sentimentos ácerca de uma amizade entre meninos de famílias de culturas muito diferentes. Há poucos minutos procurei saber que obra era aquela e descobri "Faísca conta a sua história". Fiquei emocionadíssima pois ouvi trechos desta história quando frequentei a telescola há muitos anos atrás e a adorei, chorei pelo Manuel, pelo Faísca e pelos anos que tinha nessa altura. Isto é só um comentário, uma forma de querer agradecer a existência de tal escritora que nos deixa estas histórias que nos marcam e que não esquecemos, tal é o sentimento, a doçura e ternura com que descreve as situações. Obrigado e boas leituras.

    ResponderEliminar
  2. Tive uma fischa de avaliação onde saiu-me este texto e adorei é um texto um bocado trizte mas muito realista e eu gosto das coisas assim . adorei o texto e espero vpltar a lelo.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Ilse Losa por o livro que escreves-te todo o mundo te adora,espero.
    Eu tenho 11 anos e eu sei que já não lês isto porque pronto, eu fiz uma ficha de avaliação e veio as lágrimas aos olhos fiquei muito emocionado,é um bocado triste a história mas muito original.
    Espero que vás para o Céu.

    Beijos ,Anónimo

    ResponderEliminar
  4. a faisca conta a sua historia e um dos livros que eu gosto mais .Porque tem várias personificaçoes.

    ResponderEliminar
  5. Nao conta a historia completa
    Nao

    ResponderEliminar
  6. Oi Pessoal eu não gostei muito deste livro

    ResponderEliminar
  7. eU CÁ PREFIRO"jERONIMO sTILTON"

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!