quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Biografia de Cecília Meireles

Certamente já reparaste que neste blogue estão dois poemas de Cecília Meireles e estarão outros, pois é das poetisas a minha preferida. Podes conhecer um pouco da sua vida lendo esta pequena biografia.

Cecília Meireles nasceu no Rio de Janeiro, Brasil, no dia 7 de Novembro de 1901, Foi também neste cidade que faleceu a 9 de novembro de 1964. Em criança foi criada pela avó materna, Jacinta Garcia Benevides, uma vez que o seu pai morreu três meses antes do seu nascimento, e a sua mãe quando ainda não tinha três anos. Em 1917, passa a exercer a profissão de professora.
Casa-se, em 1922, com o pintor português Fernando Correia Dias, com quem tem três filhas. Durante toda a sua vida recebe vários prémios relacionados com literatura.
A sua poesia está traduzida em espanhol, francês, italiano, inglês, alemão, húngaro, hindu e urdu.
Aos 9 anos escreveu a sua primeira poesia e estreou-se em 1919 com o livro de poemas Espectros, escrito aos 16 anos. De entre a sua vasta bibliografia podemos indicar:

Criança, meu amor, 1923
Nunca mais... e Poemas dos Poemas, 1923
Baladas para El-Rei, 1925
Saudação à menina de Portugal, 1930
Rui — Pequena História de uma Grande Vida, 1949(biografia de Rui Barbosa para crianças)
Canções, 1956
Giroflê, Giroflá, 1956
Isto ou Aquilo, 1964
Poesias (Ou isto ou aquilo & inéditos), 1969
Flor de Poemas, 1972
Flores e Canções, 1979
Poesia Completa, 1994
Obra em Prosa - 6 Volumes - Rio de Janeiro, 1998
Canção da Tarde no Campo, 2001

5 comentários:

  1. Obrigdo pela Biografia ela me salvou do meu trabalho de Escola

    ResponderEliminar
  2. obrigada pela biografia eu vou salvar e levar para escola dia 10

    ResponderEliminar
  3. obrigado pela informação ela me ajudou muito no trabalho da escola

    ResponderEliminar
  4. ~tinha um trabalho pra fazer e isso me ajudou munto brigadoo e tirei 10

    ResponderEliminar
  5. obrigado pala informação me ajudou muito no trabalho da escola

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!