domingo, 28 de outubro de 2007

Provérbios começados pela letra A

1. A caridade começa por nós próprios.

2. A esperança é a última a morrer.

3. A felicidade é algo que se multiplica quando se divide.

4. A fome é o melhor tempero.

5. A função faz o órgão.

6. A galinha que canta como galo corta-se-lhe o gargalo.

7. A lã nunca pesou ao carneiro.

8. A minha liberdade acaba onde começa a dos outros.

9. A mulher e a pescada querem-se da mais grada.

10. A noite é boa conselheira.

11. A ocasião faz o ladrão.

12. A ociosidade é a mãe de todos os vícios.

13. A rico não devas e a pobre não prometas.

14. A uns morrem as vacas a outros parem os bois.

15. À boda e a baptizado, não vás sem ser convidado.

16. Água do rio corre para o mar.

17. Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.

18. Águas passadas não movem moinhos.

19. Ainda que sejas prudente e velho não desprezes o conselho.

20. Alentejanos, algarvios e cães de caça, é tudo da mesma raça.

21 Amarra-se o cavalo à vontade do dono.

22. Albarda-se o burro à vontade do dono.

23. Amigo não empata amigo.

24. Amigos, amigos, negócios à parte.

25. Amigos dos meus amigos meus amigos são.

26. Amor com amor se paga.

27. Amor e fé nas obras se vê.

28. Antes que cases vê o que fazes.

29. Antes que o mal cresça, corta-se-lhe a cabeça.

30. Antes quero asno que me leve que cavalo que me derrube. (Farsa de Inês Pereira)

31. Antes só que mal acompanhado.

32. Ao menino e ao borracho põe Deus a mão por baixo.

33. Aos olhos da inveja todo o sucesso é crime.

34. Assim como vive o Rei, vivem os vassalos.

35. Até São Pedro o vinho tem medo.

36. Atirei no que vi e acertei no que não vi.

37. Atrás de mim virá quem bom de mim fará/dirá.

38. Azeite de cima, mel do meio e vinho do fundo, não enganam o mundo.

1 comentário:

  1. Gostei muito dos provérbios que li, estes ajudaram-me muito para uma pesquisa que tinha para português.
    Boa sorte, ta muito fixe!!!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!